"Nossa empresa atravessou as duas guerras mundiais,
as ditaduras políticas de Getúlio Vargas
e do governo militar de 1964, o período inflacionário e
outras dificuldades",
"Sempre tivemos a capacidade e a agilidade necessárias
para nos adaptar a cada uma dessas adversidades,
e em cima de cada uma delas buscar oportunidades."
Palavras de Jorge Gerdau Johannpeter,
presidente do conselho de administração do grupo Gerdau
Fazer uma entidade durar gerações não é uma
tarefa simples, O comando nas empresas
bem-sucedidas se dá por meio de líderes
que exercem uma gestão empresarial visionarias e com objetivos bem definidos, aplicando
uma series de técnicas milenares.
Um exemplo é o hotel Houshi, tido como a empresa mais antiga do mundo, é uma
exceção mesmo na cultura japonesa. Um lugar, fundado no ano 718 na região de Ishikawa, localizada no sudoeste do
Japão. e batizado de Houshi, tem muito de lenda. Mas seu sucesso é real:
em operação até hoje, 1.293 anos depois, e sob o comando do 45º descendente de
Houshi, o misto de hotel e spa comporta 450 hóspedes.
Sua admirável longevidade leva a pensar:
Porque que algumas organizações
sobrevivem ao longo do tempo ? e
outros perecem no meio do caminho ? O fato é que o hotel se perenizou mantendo
vivos valores milenares ao mesmo tempo que se modernizava no plano
administrativo. No contexto japonês, isso significou a travessia de ordens
econômicas, políticas e sociais tão distintas quanto o shogunato, a fase do
império expansionista e a democracia moderna que chegou a ser a segunda
economia do mundo.
No Brasil há algumas
empresas que vêm mostrando capacidade de se manter na ativa muito além do tempo
de vida de seus criadores. Nomes como Gerdau, Hering e Klabin já disputavam o
incipiente mercado local há mais de um século.
A continuidade no mundo dos
negócios é essencialmente importante, a sobrevivência, o crescimento e
o potencial da organização de gerar riqueza mesmo nos momentos de turbulência demonstram como a organização esta alicerçada.
Evidenciar todos esses aspectos é um papel
fundamental da contabilidade que tem como finalidade a divulgação
mais fidedigna a realidade da organização, passando a seus usuários um grau de confiança
maior, resultando em uma eficiente ferramenta na tomada de decisão. Decisões
essas que implicam em escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou
manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra, em fim. As
demonstrações contábeis de fato são importantes para usuário tomar uma decisão
sábia e principalmente visualizar eventos que podem trazer uma descontinuidade
em sua organização.
Para
José Carlos Marion professor titular da FEA/USP
“A
contabilidade representa um instrumento que auxilia a
administração
a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos,
mensurando-os
monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou
comunicados,
que contribuem sobremaneira para tomada de decisões”
Concluindo
o administrador no desempenho de suas funções precisa obter um conhecimento razoável
para acompanhar o desenvolvimento das atividades e avaliar os resultados
decorrentes de suas ações, traçando metas e políticas que possibilitem o alcance
de seus objetivos.
Sua gestão
ganhará mais força no momento em que suas decisões forem fundamentadas na
realidade de sua empresa demonstrada na contabilidade e é claro, com uma serie
de outros elementos como um belo plano de negócios e uma gestão de pessoas
eficaz, uma organização pode ter vida longa, como o
milenar hotel Houshi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário