A CONTINUIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Por Alexandre Braga



"Nossa empresa atravessou as duas guerras mundiais,
as ditaduras políticas de Getúlio Vargas
e do governo militar de 1964, o período inflacionário e outras dificuldades",

"Sempre tivemos a capacidade e a agilidade necessárias
para nos adaptar a cada uma dessas adversidades,
e em cima de cada uma delas buscar oportunidades."

Palavras de Jorge Gerdau Johannpeter,
presidente do conselho de administração do grupo Gerdau



Fazer uma entidade durar gerações não é uma tarefa simples, O comando nas empresas bem-sucedidas se dá por meio de líderes que exercem uma gestão empresarial visionarias e com objetivos bem definidos, aplicando uma series de técnicas milenares.

Um exemplo é o hotel Houshi, tido como a empresa mais antiga do mundo, é uma exceção mesmo na cultura japonesa. Um lugar, fundado no ano 718 na região de Ishikawa, localizada no sudoeste do Japão. e batizado de Houshi, tem muito de lenda. Mas seu sucesso é real: em operação até hoje, 1.293 anos depois, e sob o comando do 45º descendente de Houshi, o misto de hotel e spa comporta 450 hóspedes.

Sua admirável longevidade leva a pensar: Porque que algumas organizações  sobrevivem  ao longo do tempo ? e outros perecem no meio do caminho ? O fato é que o hotel se perenizou mantendo vivos valores milenares ao mesmo tempo que se modernizava no plano administrativo. No contexto japonês, isso significou a travessia de ordens econômicas, políticas e sociais tão distintas quanto o shogunato, a fase do império expansionista e a democracia moderna que chegou a ser a segunda economia do mundo.

 No Brasil há algumas empresas que vêm mostrando capacidade de se manter na ativa muito além do tempo de vida de seus criadores. Nomes como Gerdau, Hering e Klabin já disputavam o incipiente mercado local há mais de um século.

A continuidade no mundo dos negócios é essencialmente importante, a sobrevivência, o crescimento e o potencial da organização de gerar riqueza mesmo nos momentos de turbulência demonstram como a organização esta alicerçada.








Evidenciar todos esses aspectos é um papel fundamental da contabilidade que tem como finalidade a divulgação mais fidedigna a realidade da organização, passando a seus usuários um grau de confiança maior, resultando em uma eficiente ferramenta na tomada de decisão. Decisões essas que implicam em escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra, em fim. As demonstrações contábeis de fato são importantes para usuário tomar uma decisão sábia e principalmente visualizar eventos que podem trazer uma descontinuidade em sua organização.


Para José Carlos Marion professor titular da FEA/USP  
“A contabilidade representa um instrumento que auxilia a
administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos,
mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou
comunicados, que contribuem sobremaneira para tomada de decisões”


Concluindo o administrador no desempenho de suas funções precisa obter um conhecimento razoável para acompanhar o desenvolvimento das atividades e avaliar os resultados decorrentes de suas ações, traçando metas e políticas que possibilitem o alcance de seus objetivos.

Sua gestão ganhará mais força no momento em que suas decisões forem fundamentadas na realidade de sua empresa demonstrada na contabilidade e é claro, com uma serie de outros elementos como um belo plano de negócios e uma gestão de pessoas eficaz, uma organização pode ter vida longa, como o milenar hotel Houshi.


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