Prêmio transparência contábil - ANEFAC




20 empresas recebem prêmio por transparência 
contábil

Folha de São Paulo

Após 2.000 balanços analisados, 15 companhias abertas e cinco fechadas foram escolhidas para o prêmio Troféu Transparência, concedido por Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e Serasa Experian às empresas que se destacam na divulgação das demonstrações financeiras.

Entre as companhias abertas com faturamento superior a R$ 5 bilhões, foram escolhidas: Braskem, Sabesp, CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Embraer, Gerdau, Natura, Petrobras, Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais) e Vale.

Com faturamento até R$ 5 bilhões foram selecionadas BM&F Bovespa, Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Cosan, JSL e Localiza Rent a Car.

Na categoria empresas de capital fechado, foram escolhidas Alberto Pasqualini - Refap, Eletrobras Eletrosul, Eletrobras Furnas, Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) e Samarco Mineração.

O prêmio existe desde 1997 e visa estimular a melhora da qualidade dos balanços contábeis. São várias etapas de seleção e análise que contam com a participação de alunos do último ano do curso de Contabilidade da FEA, integrantes do Mestrado e do Doutorado da USP até especialistas da Fipecafi e da Anefac.

No dia em 20 de setembro de 2012 aconteceu a cerimônia de entrega dos troféus. As empresas escolhidas são organizações que superaram os princípios básicos na divulgação de suas informações contábeis, um número ainda restrito diante do mercado brasileiro, segundo os organizadores do prêmio.

A análise dos balanços leva em conta critérios como: qualidade e grau das informações contidas nas demonstrações financeiras e notas explicativas dos balanços; transparência das informações prestadas; qualidade do relatório da administração; ressalvas no parecer dos auditores independentes, divulgação de informações adicionais, como sociais e ambientais, não exigidos legalmente, mas importantes para o negócio.





"Promover a qualidade do gasto público 
e informar à população baiana sobre como foram utilizados 
os recursos da empresa para prestar bons serviços e ampliar seu atendimento na Bahia", declarou Abelardo.








97 News 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) recebe, pela segunda vez consecutiva, o Troféu Transparência, que chega à 16º edição premiando empresas brasileiras pela clareza em suas demonstrações financeiras, idoneidade e qualidade das informações publicadas. 

O Troféu Transparência é uma das premiações mais valorizadas pelo mercado de investidores e pelos executivos de finanças, administração e contabilidade do país. Criado em 1997, o prêmio incentiva a transparência corporativa no mercado. Com a orientação técnica da Fipecafi e o incentivo da Serasa Experian, a comissão julgadora avaliou, criteriosamente, 500 balanços de grandes empresas brasileiras e selecionou os 20 melhores em termos de consistência e detalhamento dos dados divulgados, assim como sua aderência à legislação contábil e financeira adotada no país. Entre os participantes da comissão julgadora, acadêmicos e consultores renomados do Brasil.

"A Embasa é única empresa do Nordeste a receber este prêmio. Isso é reflexo da política do governo Wagner, que vem sendo implementada desde 2007 na Embasa, de promover a qualidade do gasto público e informar à população baiana sobre como foram utilizados os recursos da empresa para prestar bons serviços e ampliar seu atendimento na Bahia", declarou Abelardo.

"Esse prêmio representa, positivamente, o esforço desenvolvido pela atual administração da Embasa, assim como do seu corpo técnico, na melhoria contínua dos processos internos. A publicação das demonstrações contábeis, divulgando todas as ações relevantes da empresa, com qualidade, fidelidade e transparência das informações, significa a preocupação e compromisso com a prestação de contas à sociedade”, ressaltou Dilemar.

Universalização

Trabalhando para universalizar o atendimento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, até 2030, na Bahia, a Embasa se planejou para gerir estrategicamente seus processos internos. Na perspectiva financeira, a empresa investiu na implantação de um sistema integrado de gestão de seus dados contábeis por meio de tecnologia SAP, promovendo mais controle e confiabilidade de suas informações. A adequação da prestação de contas ao marco regulatório do saneamento e às exigências legais dos setores contábil e financeiro também foi outra decisão que levou a Embasa a figurar entre as empresas que fazem a melhor prestação de contas em termos de transparência no país.


A importância destas iniciativas está ligada ao fato de que a Embasa, em toda a sua história, nunca investiu tanto em melhoria da qualidade de seus serviços e ampliação do atendimento voltada para a universalização. De 2007 até agosto deste ano, a Embasa assegurou R$ 6,4 bilhões dos quais cerca de 1/3 já foi efetivamente investido em ações concluídas e em andamento. A meta da empresa é chegar, até 2014, com R$ 7,5 bilhões assegurados para investir em novas ações.




Confira as demonstrações Financeiras mais transparentes do Brasil, eleitas pela ANEFAC, FIPECAFI e Serasa 





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