Contabilidade Verde, A importancia do Balanço Social.


Por Alexandre Braga













Contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Esse é o slogan mais usado entre a empresas que desenvolvem uma cultura de responsabilidade social. A gestão das empresas que encaram o desafio de crescer sem agredir o meio ambiente e os seres humanos  não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

Responsabilidade social corporativa  é o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais,trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.

Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.

Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas,  A divulgação em  números de todo esforço empregado pelas organizações e expressa em Balanço Social .





O Balanço Social, componente não obrigatório das demonstrações contábeis requeridas, tem por objetivo demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio que ela esta inserida. Possui quatro vertentes: o Balanço Ambiental, o Balanço de Recursos Humanos, Demonstração do valor adicionado e Benefícios  e Contribuições à Sociedade em geral. 




O Balanço Ambiental 

Reflete a postura da empresa em relação aos recursos naturais, compreendendo os gastos com preservação, proteção e recuperação destes investimentos em equipamentos e tecnologias voltados a área ambiental e os passivos ambientais. Poderá ainda ter característica físicas como, por exemplo descrição das quantidades comparativas de poluentes produzidos de um período a outro, acompanhadas dos parâmetros legais. 

O Balanço de Recursos Humanos 

Visa evidenciar o perfil da força de trabalho: idade, sexo, formação escolar, estado civil, tempo de trabalho na empresa etc remunerações e benefícios concedidos: salário, auxílio alimentação, educação, saúde, transporte etc; gastos com treinamento dos funcionários. Esses dados podem ser confrontados com diversos elementos, inclusive com a produtividade ao longo dos períodos. Muito importante, ainda, é a discriminação dos gastos em beneficio à sociedade circunvizinha  como centros de recreação, construção e/ou manutenção de hospitais e escolas para a comunidade etc.Beneficios socias como contribuições a entidades filantrópicas, preservação de bens culturais, e educação

A Demonstração do Valor Adicionados - DVA 

Objetiva evidenciar a contribuição da empresa para o desenvolvimento econômico e social da região onde esta instalada. Discrimina o que a empresa agrega de riqueza à economia local e, em seguida, a forma como distribui tal riqueza.

O Balanço social busca demonstrar o grau de responsabilidade social assumido pela empresa e assim prestar contas à sociedade pelo uso do patrimônio público, constituído dos recursos naturais, humanos e o direito de conviver e usufruir dos benefícios da sociedade em que atua.


Não há exigência legal quanto à divulgação do Balanço Social, as empresas são continuas e crescentemente solicitadas a informarem sua política em relação ao meio ambiente, via exigências de sistemas de gerenciamento ambiental, Relatórios de impactos Ambientais, e em alguns casos têm de assumir o ônus de provar que não agridem a natureza. No caso dos Recursos Humanos, as exigências de cumprimento das legislações trabalhista e as reenvidicações são rigorosas.

Por essas razões  a informação do Balanço social  têm a importância de divulgar a postura da empresa  para que os interessados em sua continuidade tomem conhecimento, gerando uma boa imagem e confiança que é muito importante no mundo dos negócios.















2 comentários:

  1. interessante, estou pensando em usar como tema de minha monografia o balanço social, você Alexandre acha este tema muito abrangente ??, percebi que existem muitas informações para pesquisa.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo

      Fique a vontade para utilizar o material

      Grato

      Excluir